sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pão toscano e sua ausência de sal


Como descobrir se você está diante de um verdadeiro pão toscano? Basta mordê-lo e notar a presença de sal na massa, se não houver, eis um autêntico sciocco. Esse pão tem a casca durinha e o miolo bem molinho, a aparência dá água na boca e quando você come, te deixa com gostinho de quero mais...
Há várias suposições para a ausência do sal nesse tipo de pão...

Uma delas remete ao período de guerra entre Florença e Pisa, entre os séculos 15 e 16, quando as duas províncias disputavam a hegemonia na região. Pisa era dona de um importante porto e teria aproveitado sua posição geográfica para barrar a chegada de sal e outros ingredientes para Florença. Sem esse produto, os padeiros adaptaram suas receitas e fizeram um tipo de pão que se tornou o oficial, mesmo após o fim do confronto.
A outra versão é que apenas o alto preço do sal seria a justificativa para a falta do ingrediente na massa.
Os pães toscanos trazem outra curiosidade, há séculos atrás, a população costumava fazer a massa em suas casas e recorrer aos fornos coletivos para assar de uma só vez, o que seria consumido durante vários dias. Isso resultava na perda de frescor e estimulava o aproveitamento criativo das sobras. Dessa maneira que surgiram receitas como a panzanella (salada de pão com vegetais), a pappa al pomodoro (sopa de pão com tomate), a acquacotta (caldo de verduras com pão, tomate e ovo), além da ribollita (sopa de feijão com vegetais e pão amanhecido).

Quem não gosta de pão, né? Eu amo! Se você também é fã e ainda não provou um pão italiano, não sabe o que está perdendo...

Um comentário:

  1. oi ana claudia estavamos procurando uma receita de torta de limao e achamos o cosinha pra 1 e muito bom tchal

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.