quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fique atento: Cuidados na utilização da panela de pressão


Muitas vezes não nos atentamos, mas a panela de pressão é um objeto muito perigoso em nossa cozinha, não vou mentir que já manuseei sem os cuidados necessários por falta de informação. Por isso reunimos aqui neste posts várias dicas de manuseio e cuidado para que torne sua cozinha mais segura! :)
A panela de pressão cozinha os alimentos até 3 vezes mais rápido do que as panelas normais. A água entra em ebulição (ferve) a temperaturas diferentes, dependendo da pressão atmosférica a que ela é submetida. Como ela é uma panela totalmente vedada, ela atinge temperaturas impossíveis para outras panelas, não importa o que você faça em uma panela comum a água ferverá a 100º e não subirá mais que isso durante sua evaporação, já na panela de pressão pode chegar até 120ºC, o que faz com que os alimentos cozinhem mais rápido e requer todos esses cuidados! Vamos as dicas:

1- nunca encha a panela com mais de 2/3 de seu espaço interno. Se você fizer isso ela corre o risco de trasbordar pelo pino e entupa a válvula principal (válvula com pino).
2- Mantenha sempre a panela centralizada na boca do fogão, mantendo assim a chama somente na base da panela e não nas laterais, isso aumenta a eficiência do cozimento e evita aquecer excessivamente os pegadores da lateral.
3- Nunca, Jamais, em hipótese alguma pressione a tampa para que ela abra logo que retirar do fogo. Quando não houver mais pressão interna, a panela abrirá facilmente sem uso de força, se não abriu com facilidade, siga a dica, espere até que a pressão tenha se dissipado.
4 - Se ao término do cozimento, você estiver com pressa em abrir a panela para consumo do alimento, leve a panela na pia e coloque-a sob a água corrente, em pouco tempo a pressão interna se dissipará.
5 - Tudo tem vida útil (prazo de validade), então se sua panela estiver com os pegadores ou a borracha frouxos, a válvula não estiver funcionando bem e deixando o ar passar, está na hora de investir em outra panela ou fazer a manutenção da mesma! Toda feira livre tem um senhor que conserta panelas de pressão! ;)

Essas foram as dicas do CP1 para que corra tudo bem na sua cozinha, tenham cuidado e não se exponham desnecessariamente a riscos!
beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.