segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Evento Sabores Ajinomoto


Ontem, dia 24 de outubro, fomos a um evento bem bacana de lançamento do site Sabores Ajinomoto, na Viver Casa & Gourmet (acessa lá que tem vários cursos bacanas), um espaço maravilhoso, eles oferecem diversos cursos e espaço para palestras referentes a gastronomia, casa e beleza. Falamos também dela aqui neste post.
O convidado para nos mostrar as novas receitas do site sabores Ajinomoto, foi o gabaritadíssimo chef e apresentador Carlos Bertolazzi, ele é um dos apresentadores do programa Homens na Cozinha, do canal Bem Simples, e vocês não tem ideia, o cara tem muuuuita experiência, deu diversas dicas e nos contou várias histórias, principalmente da gastronomia italiana.
O Carlos nos apresentou quatro receitas para o fim de ano com os produtos Ajinomoto: risoto festivo, salada de folhas ao vinagrete com romã, folhado de Natal e bolo gelado de coco e abacaxi.
O risoto festivo estava no ponto, cremoso, mas com o arroz na consistência certa. Tinha um toque de pêra, nozes, tomate cereja e do caldo Sazón de frango... hummm, estava uma delícia.
No risoto ele deu a dica que ao contrário do que a maioria de nós pensávamos, o melhor arroz para fazer risoto não é o “arbóreo”, ele é simplesmente o mais vendido. Além de tudo, é um dos mais difíceis para acertar o ponto por não ter tanto amido. Nas palavras do chef, em 30 segundos tudo muda com esse tipo de arroz e você passa do ponto. Foram indicados dois tipos de arroz, o “violone nano” e o “carnaroli”. Anotamos essa dica e não iremos esquecer, mas ainda tenho um pouquinho de receio de fazer risoto, mas com certeza, um dia tentarei!
Também foi dada outra dica, quando você achar que está bem perto do ponto, desligue o fogo e continue mexendo, pois ele continua cozinhando com o calor da panela. Para saber se o risoto está no ponto exato, nem muito aguado e nem pasta, coloque uma colherada num prato e dê umas "pancadinhas" por baixo do prato, se o arroz se espalhar uniformemente junto com o creme está bom, não pode nem ficar com água em volta, nem em uma consistência que ele não se espalhe. Para risoto, sempre use ou uma panela de inox ou de ferro.
O risoto foi servido primeiro, pois, como o Carlos disse "risotto aspetta nessuno", o risoto não espera ninguém.
O segundo prato foi uma salada de folhas ao vinagrete com romã, nozes, figo seco e pedacinhos de robalo temperado com um sachê de Hondashi. Linda e muito saborosa!
O terceiro foi o folhado de Natal, recheado com lombo temperado com Sazón vermelho e caldo Sazón de carne e por cima com uma "crostinha" de massa folhada, que representou!
Por último, mas não menos importante, o bolo gelado de coco e abacaxi, gente, não tem como errar com um bolo gelado, né? É unanimidade universal e é tão fácil! O toque de MID abacaxi realmente fez a diferença, e deixou um sabor maravilhoso. Queríamos ter comido mais! hihi :/
Depois de todas essas delícias, ganhamos um refratário lindo (mostro com uma próxima receita, ok?), um livro de receitas, as receitas que aprendemos no dia e a revista Sabores Ajinomoto.
Resumindo, tudo isso para nos falar do novo site deles, o Sabores Ajinomoto que já está online, mas as receitas de natal e o site novo estarão disponíveis para o público a partir do dia 01 de novembro!

É isso pessoal, foi maravilhoso participar dessa ação, a atenção e o carinho que a galera da Ajinomoto nos trata, realmente é fora de série! Por isso, aqui fica novamente nosso muito obrigada a eles por nos proporcionarem essa experiência!
  Olha ai uma foto nossa com o Chef Carlos Bertolazzi! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.