segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novidades da Semana Mesa SP 2012


Uma das novidades da Semana Mesa SP, é o café comestível da Coffee Bean. A novidade chega ao mercado brasileiro neste mês em duas linhas: o Coffee Beans, um pequeno confeito comestível e o Coffee Coins, uma moeda para uso culinário. Os produtos são feitos a partir do processamento de um café em processo que foi patenteado pela empresa. O resultado é uma massa de café integral que preservaram as características de aroma e sabor, além da oferta nutricional. Com essa massa, são fabricados as guloseimas comestíveis nos sabores “espresso”, “cappuccino” e “café com leite”.
Gosto muito de café e provei os três sabores, amei! Fiquei com gostinho de quermo mais...
O chef francês Julien Mercier, fala um brasileiro-afrancesado e fez uma palestra deliciosa.
Ele contou a história do cupulate e nos deu para degustar. Cupulate é a mistura de cupuaçu com cacau. O chef nos serviu um pedaço de 85% de chocolate e um pedaço de cupuaçu. Provei os dois e depois o cupulate. Para quem ainda não experimentou, vale muito a pena!
E para encerrar essa palestra, o chef Julien Mercier fez um apelo para preservarmos as nossas florestas brasileiras!
O chef pernambucano César Santos palestrou sobre o resgaste dos sete feijões do agreste. Deu a dica de não deixar o feijão de molho de um dia para o outro, pois disse que fermenta e não aconselha a fazer isso.
O pernambucano fez no palco um caldo de feijão muito saboroso e nos serviu para experimentar.
Para quem gosta de cerveja, assistir a palestra do cervejeiro americano Garrett Oliver, é uma benção. O cara entende muito do assunto, cria cervejas artesanais e é uma simpatia.
O cervejeiro nos serviu para degustar a cerveja A Sorachi Ace, que combina comer com camarão, moqueca e diversos peixes.
Segundo o americano, a cerveja pode conter qualquer coisa. Pode ser envelhecida, adocicada, com cana de açúcar, entre outros... e é mais versátil que o vinho. Cada cerveja combina com cada tipo de cerveja.
Ou seja, depois dessa aula, aprendi bastante sobre cerveja. ;)
 
O almoço da quinta-feira foi o seguinte...
Salada de quinua e sala verde com vinagrete de maracujá e castanha-do-pará
Arroz branco
Camusquin de camarão
Moqueca baiana
Batata e batata doce ao forno
Pernil de cabrito
Sorvete de cupuaçu
O chef Christophe Rhedon fez várias esculturas de açúcar durante o Mesa ao Vivo

Assisti a aula no Mesa ao Vivo e GNT do chef Thomas Troisgros do restaurante CT Boucherie ensinou a fazer peixe com pirão de tucupi e caviar frito.
O chef disse que gosta de pratos coloridos de se ver, de ouvir e acha isso importante.
Ele ensinou como empanar o caviar. É só pegar o caviar, jogar muita farinha e pressiona delicadamente o caviar para não juntar todas as bolinhas.
O chef alagoano Wanderson Medeiros fez uma palestra sobre os encantos do sertão e do Velho Chico na nova cozinha nordestina.
O alagoano passou um vídeo que mostrava que o Velho Chico quase não tem mais peixes e os pescadores que moram na região, estão mudando de profissão.
Os pratos da cozinha nordestina que o chef fez no palco são: Sururu, carne de sol e queijo coalho flambado.
O chef de origem coreana David Chang é um dos grandes destaques da cena gastronômica de Nova York é conhecido pelo uso de elementos asiáticos em sua cozinha. Ele tem um laboratório que cria fungos e alimentos.
O chef e empreendedor social David Hertz fez sua palestra sobre Inclusive Food: A cozinha que transforma.
Contou sobre a articulação em redes, que a comida tem poder. Em 2004, idealizou a Gastromotiva, para incluir as pessoas em diversas áreas, como a gastronomia, dança, entre outras.
O Brasil é o 3º país com o maior índice de desigualdade. Na Gastromotiva, eles dão cursos para os jovens e as mães precoce.
Segundo o chef, ele pensa que ingredientes são iguais às pessoas e o prato é igual a comunidade.
São oito turmas com mais de 300 pessoas formadas. Eles ensinam os jovens, suas famílias e seus amigos. O candidato tem que gostar de cozinhar, estar desempregado, gostar de aprender e morar nas comunidades.
Esse curso proporciona que 93% dos jovens estão empregados, mais de 500 pessoas foram impactadas pelo trabalho da ação nas comunidades.
David Hetz reforça o conceito do alimento bom, do aproveitamento, as mudanças acontecem na cozinha através da comida.
Eles incentivam os aprendizes a capacitar outras organizações.
Ex-alunos da Gastromotiva deram depoimento sobre o projeto e confesso que fiquei emocionada em ver o quanto que a vida dessas pessoas mudaram para melhor.
A última palestra foi com o chef Alex Atala, Ricardo Sechi e Roberto Smeraldi.
Falaram sobre que o gostoso nem sempre é o bom, o saudável... Temos que fazer uma mudança cultural.
Segundo eles, 80% do espaço agropecuário do Brasil é bovino. O país tem que produzir a pecuário em um espaço menor do que é usado hoje.
O melhor aproveitamento da comida utilizado pelas pessoas têm que ser revisto.
Atala falou que temos que lembrar dos nossos antepassados, das lições e receitas antigas das nossas avós.
Nossa cobertura da Semana Mesa SP 2012 acabou por esse ano.
Até a próxima, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.