quarta-feira, 23 de maio de 2012

Falta de ética jornalística no jornal Expresso Popular

Hoje eu estou aqui pra falar de algo não tão legal. O jornal Expresso Popular do grupo A Tribuna lá de Santos/SP, vem há muito tempo pegando nossas receitas sem autorização e publicando-as.
A primeira vez foi autorizada a publicação, nós enviamos fotos e informações da receita, que no caso era o bife acebolado com molho shoyu , o contato conosco foi feito pela jornalista  Nathalia Santos a única coisa que pedimos foi que ela colocasse o nome do blog na matéria, não foi feito o que pedimos, mas deixamos pra lá, aqui está a foto da primeira matéria publicada em 18 de agosto de 2011:

Depois eles começaram a pedir para pessoas que nos enviavam fotos das nossas receitas que tentavam em casa e nos mandavam, para publicar a receita com autoria dessas pessoas sem sequer mencionar o blog.
A primeira que soubemos foi a Erika Magno que nos enviou a foto do brigadeiro branco com ganash e em  17 de novembro foi publicada  a matéria, sem nossa autorização. Aqui está a foto que ela nos enviou:
E a matéria publicada no jornal:

Depois foi a vez da receita feita por Sandra Primer, com o Crumble. O jornal foi publicado dia 02 de setembro de 2011:

Depois sobemos que foi publicada a  receita de Brioches  da foto que o Cesar Branco nos enviou:
E a foto da matéria publicada no jornal no dia 8 de maio, também sem autorização nem menção do blog:

Soubemos também que a foto que Jarlam Oliveira nos enviou das Tortillas que ele fez, 




Foi publicada, também sem autorização nem menção do blog do dia 3 de maio de 2012:


Devem ter ocorrido muitos outros casos, mas não soubemos, pois não moramos mais em Santos, os casos que soubemos foram as próprias pessoas que mandaram a foto no informaram que saiu no jornal.
O caso mais absurdo aconteceu agora, dia 27 de abril de 2012, eles publicaram a receita do Twix caseiro com a foto da Gabi, dizendo que era jornalista, tinha 23 anos e morava no bairro do Gonzaga, em Santos, usaram sua foto e informações falsas sobre ela, que não é jornalista, não tem 23 anos e não mora mais em Santos, quiçá no Gonzaga.
Isso é falta de ética jornalista, falta de respeito conosco e com os próprios leitores que pagam por informações falsas, é um absurdo. Não acreditamos no que eles fizeram, entramos em contato com a pessoa que fez a primeira matéria e pedimos para ser feito uma errata com todas as informações renegadas e errôneas das outras matérias, isso foi feito no dia 2 de junho, na página 6 do jornal Expresso Popular.


Se você fez nossas receitas e esse jornal publicou com sua foto, por favor, nos mande!

2 comentários:

  1. Meu Deus!!! Que absurdo!!! Um jornal de renome fazer uma coisa dessas!! Quanta falta de ética mesmo!!!
    Estou horrorizada!

    ResponderExcluir
  2. menina do céu, se é uma só vez que fazem isso e eles são avisados vá lá... mas outra, outra outra e várias vezes já é demais!!!
    com certeza isso não foi feito de boa fé, não custa nada citar o nome, aliás, uma mão lava a outra, pois eles te divulgariam e você por fim acabaria até divulgando no seu blog que vcs saíram no jornal X... mas é assim mesmo, a falta de ética tá espalhada por ai, e cabe a nós não deixarmos continuar acontecendo!
    Eu também já encontrei uma de minhas fotos espalhadas num site de compras coletivas. Isso é uma P*** falta de consideração com o cliente, pois ele acha que estará comprando aquilo que está na foto, e às vezes nem chega aos pés... eu reclamei, eles retiraram, mas parece-me que outro dia estava de novo... mas não cheguei a ir atrás pq na época nao tinha tempo, mas vou voltar a conferir!
    Beijos e espero que isso se resolva rápido!
    Abraços e desculpa a mensagem gigante!!! hehehe


    Carla Colombo
    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.